sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A ilha maravilha



São Luiz do Maranhão tem algo de mágico. Refiro-me a uma cidade que exala cultura quando se anda por aquela parte histórica da cidade. Embora os casarões, alguns, não estejam conservados, há na cidade, tanto de dia quanto de noite, uma identidade própria, diferente de Olinda, de Ouro Preto, de Salvador(para falar de cidades históricas brasileiras que conheci). O fato do Maranhão ser estado de transição entre o norte e o nordeste conta também.
Muito em breve, creio que aqueles sobrados que hoje se pode comprar com preço relativamente barato custarão caro. Se eu tivesse grana e morasse lá, compraria um daquele para mim, reformaria todo para residência e me mudaria para lá...
Por outro lado, como toda cidade brasileira, o crescimento para outras áreas se deu de forma muito desordenada. Contrastando com todo o bucolismo, poesia e melancolia lusitana do centro histórico, há aquelas amplas avenidas que albergam arranha-céus de luxo para residência tendo como vizinho de terreno uma loja de automóveis. Restaurantes, adegas e cafés compatíveis com os encontrados nas capitais européias e do outro lado da avenida, uma favela.
A parte moderna de São Luiz existe e se fez para quem tem carro. Ir a qualquer lugar ali é longe e arriscado, determinando assim, a força de quem tem a grana para determinar como as coisas tem que ser. Talvez seja esta a principal diferença que exista entre uma cidade européia e uam cidade brasileira: a ausência total de respeito ao transeunte comum, ao cidadão, ao pedestre.

5 comentários:

Ane disse...

Oi Elaine!Vc é a Elaine do fotoblog do Uol certo?Que bom te encontrar por aqui!Não conheço São Luiz,espero conhecer um dia!A foto de baixo também é de lá?Bjo!

:.tossan® disse...

É verdade Elaine, não há respeito.
Aqui na minha cidade uma casa antiga dessa vale mais do que 5 novas.
O Mundo não vai mais ao Klic.. Bom final de semana. Bj

:.tossan® disse...

sou a matéria
errante
sou o mar
em bolero
sou ego
sou fotografia
sou imortal
*tossan*
Beijo

:.tossan® disse...

Não gosta mais do meu blog? Não faz mal eu venho aqui te ver. Bj

Anônimo disse...

Oi, Elaine, menina linda buena y divertida! Estoy bien, mejor de lo que imaginaba yo y la gente de mi entorno. Mi madre llegó el miércoles y desde entonces está en casa de su hermana. Hoy comimos juntos en un restaurante que abrieron en Santa Marta. Le llaman el Paladar rsrsrs, el palo dar rsrsrs Nada, estoy bien, pero mi madre sigue en sus 13, y yo en mis yo sé, y bueno la relación lo más cordial y afectuosa que mi empatía puede dar ahora ya. Ella me sigue presionando para que hable con su mangante Mario Conde, el de la editorial. Yo les estoy dando largas a todo. Todavía no tengo internet, creo que la semana que viene estará todo más que solucionado. Ya te voy contando. Pasa un buen finde. Beijao e abraçao Tq